Seguidores

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Como criar etiquetas personalizadas

MATERIAL

Papel transfer (pode ser encontrado em papelarias e algumas lojas de material para artesanato)

Pedaço pequeno de tecido 100% algodão

Computador e impressora

COMO FAZER


Em um editor de texto, escreva o texto que deseja colocar na sua etiqueta. Para ficar mais fácil de acertar o tamanho, crie uma caixa de texto com o tamanho aproximado que você quer que a etiqueta tenha e escreva o nome dentro. Eu usei aqui uma caixa de texto com 1,8cm de altura por 4,5cm de largura.

Escolha o tipo, cor e tamanho da fonte para o texto que deseja, cuidando para que ele ocupe o tamanho da caixa de texto que você criou. Lembre-se que a caixa de texto é uma referência do tamanho final da sua etiqueta, ajuste o tamanho do texto de acordo com isso.



ATENÇÃO NA HORA DE IMPRIMIR!!! É preciso imprimir o texto espelhado, se não, quando passar o texto para o tecido ele vai aparecer invertido, como se estivesse refletido no espelho. Para imprimir espelhado, entre nas propriedades da impressora antes de confirmar a impressão e marque a opção “mirror image” ou espelhar imagem (ou algo semelhante em português). Se quiser fazer um teste, imprima primeiro em um papel comum para ver o resultado e só quando estiver satisfeito, imprima no papel transfer.



Dica: Para aproveitar pedacinhos do papel transfer, imprima o texto (já espelhado) em uma folha de papel comum, cole com fita adesiva o pedaço de papel transfer exatamente em cima do texto impresso (não use um pedaço muito pequeno, é bom que tenha uma folga em relação ao tamanho do texto).



Depois é só inserir novamente o papel na impressora (na mesma posição) e mandar imprimir novamente. O texto será impresso sobre o papel transfer.



Depois de impresso, recorte o texto.



Deixe o ferro de passar roupa esquentar em temperatura para tecido de algodão. A temperatura do ferro e o tempo de aplicação pode variar um pouco, de acordo com a marca do papel. Leia as instruções do seu papel antes. Eu mesma já queimei alguns papeis ou não deixei tempo suficiente para transferir o texto.

Coloque o pedaço de papel transfer sobre o tecido, com o texto virado para baixo e passe o ferro por cima fazendo movimentos constantes e um pouco de pressão.

Minha mãe me deu a dica de usar papel manteiga (para cozinha) por cima, isso evita que o papel queime e fique amarelado, prejudicando o tecido.

Normalmente bastam alguns segundos. Se errar, não se preocupe, vá fazendo outras tentantivas, aos poucos a gente consegue ajustar.



Depois é só retirar o papel e o texto já está aplicado no tecido (cuidado para não queimar a mão na hora de puxar o papel, eu sempre queimo!). Se sentir que o papel ainda está muito grudado ao tecido, para de puxar, recoloque-o na posição e passe mais um pouco. Normalmente dá para salvar o trabalho e terminar corretamente


Corte o tecido de forma a deixar aproximadamente 1cm de cada lado do texto. Embaixo e em cima do texto eu costumo deixar grande mesmo e cortar o excesso no final.



Dobre as laterais para trás vincando bem o tecido.



Dobre a parte de cima, virando para trás, para dar o formato de etiqueta.



Eu costumo colar por dentro com cola pano, isso evita que a parte da frente fique desalinhada com a de trás na hora de costurar.



Corte o excesso deixando uma folga para costurar.



E a etiqueta está pronta para ser utilizada.





Créditos http://www.lucianamurta.com/

16 comentários:

  1. Olá Clarice!Encontrei seu blog quando estava procurando como fazer etiquetas personalizadas,pois uma cliente me pediu.Que pap maravilhoso!Muito obrigada por compartilhar,posso colocar numa postagem no meu blog,com os devidos créditos?
    Parabéns pelos seus trabalhos,são perfeitos!Sucesso p você:)
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se depois de lavado, se o nome sai ou não.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se depois de lavar, o nome impresso sai ou não...

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada! Deu super certo!
    Beijcoas

    ResponderExcluir
  5. achei muito interessante.

    ResponderExcluir
  6. qual é o noem do programa que voce usou para fazer esta etiqueta

    ResponderExcluir
  7. como é nome do programa que voce usou para fazer esta etiqueta

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu blog!!!
    E esse pap de fazer etiquetas é bem legal né?a Luciana é show!!
    Obrigada por compartilhar coisas lindas!!
    Quando puder passa no meu blog pra uma visitinha...rsrsrs
    Um super beijo e Deus abençoei sempre!!

    http://www.priartdesign.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. adorei e cada coisa que aprendemos , obrigado por dividr beijos
    www.arteminhaflor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá seu vlog é lindo! Com dicas fáceis como esta...estou procurando como fazer etiquetas para produtos artesanais e seria ótimo fazer com transfer, mas no meu caso seria para papel, será que dá pra fazer deste jeitinho que ensinou ou somente para tecido mesmo?

    Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Amei seu blog.
    Parabéns!
    Qual o tipo de tecido que vc usa para fazer a transferência?
    depois que lavado o nome sai ou não?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. voltarei brevemente para fazer as etiquetas obgd;

    ResponderExcluir

Topo da Página ↑